- TRIADletter
- Posts
- Quais os produtos que deves evitar
Quais os produtos que deves evitar
e como isso vai garantir a escolha certa dos produtos para a tua marca

Olá , as boas-vindas à edição #04 da TRIADletter. 😉
Nesta edição vou falar-te sobre alguns dos produtos que nós evitamos na hora de escolher os produtos para a escada de valor de uma marca, sem stock, e que tu também os deves evitar.
A escolha dos produtos…
Por mais contrario que possa parecer, tendo em conta as listas de produtos winners que se vende por aí no mercado de dropshipping, escolher os produtos para uma marca é algo pessoal e individual. A escolha é influenciada pela personalidade e gostos do fundador, tal como a identidade da marca que esse fundador quer criar, e do objetivo dessa marca no mundo.
Após uma série de perguntas estratégicas, que eu dou ás alunas para chegarem a uma decisão mais sólida e concisa da área em que querem inserir-se com a marca no mercado, e quais os produtos mais relacionados, existe uma lista de produtos a evitar, que te vou mostrar nesta triadletter:
Produtos pesados: O peso dos produtos vai influenciar o custo dos portes de envio que pagas ao teu fornecedor, para enviarem o produto ao teu cliente. Quanto mais pesado o produto, mais elevado o custo dos portes de envio. Este custo elevado pode afetar negativamente a tua margem de lucro.
Vendidos em supermercados ou pontos fáceis de acesso ao cliente: Quando criamos uma marca um dos objetivos é a diferenciação. A verdade é que não existe nenhum produto que já não seja vendido, por isso a diferenciação vai dar-te um destaque ao produto e à marca no mercado. Se optas por produtos que já estão muito virais, fáceis de encontrar perto do cliente, esse mesmo cliente não terá motivo algum para comprar de ti. Mesmo com uma construção de identidade à volta do produto, é importante pensares sempre: “como é que posso diferenciar este produto?”, seja pela transformação que ele causa, pelo seu design, pela sua causa…
Baixa qualidade: Nos dias de hoje a qualidade já não é um motivo de diferenciação no mercado, o cliente já espera que essa qualidade seja cumprida em tudo o que ele compra. Está fora de questão vender produtos de baixa qualidade, que venham a trazer-te reclamações futuras, por isso deves fazer um teste de qualidade aos produto que vendes para garantires que essa qualidade é cumprida, dando-te assim a confiança do que vendes. Este teste de qualidade é um estratégia que eu uso e que apenas as alunas têm acesso.
Não resolva um problema: Todo e qualquer produto vendido deve resolver um problema claro ao seu público-alvo. Venderes o teu produto pelas suas caraterísticas, por mais diferenciadores que possam ser, o cliente não comprará. As caraterísticas é algo que o cliente pensa após a sua decisão de compra. O problema que o teu produto resolve é o decisor para o teu cliente.
Por ultimo, não podia deixar de alertar que qualquer produto que estejas a ponderar vender deve estar disponível nos fornecedores de dropshipping e print on demand, e que esses fornecedores tenham uma interligação com a tua plataforma de vendas, que no meu caso e das minhas alunas é o Shopify.
Se chegaste até aqui, estás mais pronta a fazeres a escolha certa dos produto para a tua marca, evitando os que te poderiam prejudicar.
“Mas Sara, como é que agora coloco tudo em prática? Como posso garantir todos os passos para uma escolha ainda mais certa dos meus produtos?”
Tenho uma boa noticia para ti! O curso FESS (Fundamentos do E-commerce sem Stock) dá-te tudo o que precisas saber para começares a construir a base sólida tua marca.
No FESS encontras tudo sobre modelo de negócio, fornecedores, escolha estratégica dos produtos, a minha estratégia de teste de qualidade dos produtos, como construir uma escada de valor que aumenta o teu LTV (Lifetime Value), etc.
A TRIADletter é uma newsletter enviada semanalmente, com acesso a uma forma mais próxima e profunda sobre o que é de facto construir uma marca única e desejável com o e-commerce sem stock. Recebes sempre todas as edições por e-mail, mas podes ter acesso diretamente através do nosso grupo exclusivo, ao clicares aqui.
Vemo-nos na próxima semana.
Com carinho,
Sara Lopes