- TRIADletter
- Posts
- Quais os custos e as diferenças de uma marca sem stock
Quais os custos e as diferenças de uma marca sem stock
Respondendo a algumas das vossas questões

Olá , as boas vindas à edição #02 da TRIADletter. 😉
Nesta edição vou responder a algumas questões que vocês mais colocam sobre construção de uma marca sem stock (uma delas pode ser a tua).
Questão nº01
Pergunta:
“Como funciona exatamente o e-commerce sem stock? quais as diferenças? consigo criar uma marca desejável na mesma?“
Resposta:
O processo de criação de uma marca é igual, seja para um e-commerce tradicional ou para um e-commerce sem stock (que é o que abordamos aqui). No e-commerce sem stock temos as seguintes vantagens:
Podemos criar a nossa marca sem ter de investir dinheiro em stock para o termos em casa e o enviarmos ao cliente.
Temos um fornecedor que é como se fosse um colaborador na nossa marca, que trata do embalamento das encomendas e dos envios aos clientes, sendo esse fornecedor que armazena o stock.
Não ter stock parado à espera das primeiras vendas, dando a tranquilidade de pagarmos ao fornecedor o produto a ser enviado ao cliente, após o cliente já nos ter pago.
Consegues assim dedicar esse tempo de verificação e processamento das encomendas, a outras áreas igualmente importantes da tua marca (marketing, website, contratação, etc).
A diferença é apenas a logística escolhida.
Uma marca, seja qual for a logística escolhida, precisa de método e ciência. O que quero dizer com isto?
Método - caminho guiado por um mentor, com etapas definidas que te permite evitar erros iniciais.
Ciência - estudo comportamental e cientifico do consumidor e do ser humano.
Para que consigas criar desejo com a tua marca, tudo o que defines dentro da construção da tua marca (branding, identidade visual, comunicação, etc), bem como a gestão que fazes após a construção da mesma, precisa ter um método e ciência.
Um método porque vai dar-te a clareza do quê e como fazer. De ciência porque a tua marca comunica para seres humanos que pensam, têm emoções, ações, por isso teres conhecimento sobre o comportamento do teu publico alvo é meio caminho andado para conseguires captar a sua atenção a um nível mais profundo e instintivo, que muitas marcas não alcançam.
Questão nº02
Pergunta:
“Quais são os custos para criar uma marca?“
Resposta:
Embora no e-commerce sem stock não tenhamos investimento em stock, isso não significa que não existam custos e investimentos.
Registar marca
Domínio
Redação de politicas e condições gerais de venda para o website da marca
Sessão fotográfica profissional para apresentação dos produtos no website e produção de conteúdo.
Mensalidade shopify
Estes são alguns dos custos para criação da tua marca, não esquecendo dos investimentos em estratégias de venda como anúncios, influenciadores, ugc, etc (estratégias estas que dependem do objetivo de cada marca).
Criar uma marca não é para quem quer facilidades ou lucros rápidos, é para quem quer um negócio estável e bastante rentável a longo prazo. Se queres construir a tua marca, certifica-te que tens uma fonte de renda externa ou do teu atual trabalho, para ires investindo até dares a conhecer a tua marca e teres lucros suficientes para aí sim poderes sair do teu atual trabalho, caso seja esse o teu objetivo.
Não esquecendo que se fosse num contexto de um e-commerce tradicional (com stock), o investimento em stock iria variar entre os 2.000-20.0000€ (ou mais), dependendo do tipo de produto e quantidade. No e-commerce sem stock não precisas deste investimento, o que te permite criar uma marca com um investimento muito reduzido.
E se queres começar já hoje a criar a tua marca sem stock, no FESS vais aceder a tudo o que precisas para construir a base sólida da tua marca:
A TRIADletter é uma newsletter enviada semanalmente, com acesso a uma forma mais próxima e profunda sobre o que é de facto construir uma marca única e desejável com o e-commerce sem stock. Recebes sempre todas as edições por e-mail, mas podes ter acesso diretamente através do nosso grupo exclusivo, ao clicares aqui.
Vemo-nos na próxima semana.
Com carinho,
Sara Lopes