• TRIADletter
  • Posts
  • A estratégia que uso para não cair em competição de preços

A estratégia que uso para não cair em competição de preços

e como a Apple é o exemplo disso

Olá , as boas vindas à edição #03 da TRIADletter. 😉

Nesta edição vou falar-te sobre uma das estratégias que uso para não cair em manipulações de curto prazo com a minha marca. Pronta para mais uma visão profunda sobre criar uma marca única e desejável sem stock?

Estratégia para não caíres em manipulações

Existem duas formas de vender, através de manipulações ou de inspiração. Ambas nos permitem vender, mas apenas uma delas nos trará confiança e lealdade dos nossos clientes perante a nossa marca.

Grandes marcas que conheces e que compras no supermercado, trabalham com vários tipos de manipulações que nos levam a escolhe-las.

Manipulações como, competição de preços, onde competem com os concorrentes pelo preço mais baixo, promoções recorrentes, demonstração de benefícios e caraterísticas comparativamente ao concorrente, comunicação de medo e escassez. Estas marcas procuram constantemente uma diferenciação no mercado perante a inovação do seu concorrente.

Depois existem as marcas que vendem pela inspiração, elas conquistam primeiro o coração e depois a mente do cliente. Não usam manipulações, em vez disso elas tem um “Porquê” muito bem definido, que vai justificar tudo o que a marca faz. Aqui todos os benefícios e caraterísticas são a prova do porquê da marca existir e vender para além de lucros, e não o isco de venda principal da marca.

Usar este tipo de manipulações é uma tentação quando uma marca quer lucros rápidos, sem pensar a longo prazo, mas é um assassinato à lealdade e confiança que o cliente nunca terá com essa marca.

LEALDADE

A lealdade para com uma marca faz com que o seu público nunca deixe de comprar dessa marca, mesmo em situações de fragilidade, pois esse mesmo público vai recorrer a todos os benefícios da marca para justificar o porquê da sua escolha, independentemente das razões que o poderiam levar a deixar de comprar. Isto só é possível quando tens um “porquê” definido, e para além de definido, que esse porquê seja visto em tudo o que dizes e fazes com a tua marca, pois a confiança não se pede, conquista-se.

Quando se usa a manipulação, estás a dar abertura ao cliente para que assim que qualquer outro concorrente consiga um melhor preço, um melhor produto, corra para comprar dele e não de ti, provando que não existe uma lealdade desse cliente com a marca.

O MP3 DA CREATIVE TECHNOLOGY X IPOD DA APPLE

A Apple foi uma das marcas que veio revolucionar a forma como ouvimos música através do lançamento do Ipod, mas o que provavelmente não sabes é que não foi a Apple que inventou o mp3.

O leitor de musica portátil com gigabites foi inventado pela Creative Technology, e estava mais que qualificada para lançar um produto de música digital de qualidade. O problema foi a forma como o divulgaram: “leitor de mp3 com 5gb”, enquanto que mais tarde, após 22 meses, a Apple lança o Ipod com a seguinte frase “1.000 canções no seu bolso”.

É aqui que fez toda a diferença no sucesso da Apple em comparação com a Creative Technology, mesmo tendo todas as competências e qualificações. A Creative Technology vendeu o “o quê” era o seu produto, baseado nas suas caraterísticas “5gb”, enquanto que a Apple vendeu o “porquê” do seu produto.

As caraterísticas são importantes, mas só após o cliente decidir que querer comprar o produto, é que isso importa.

Para que consigas inspirar os teus clientes só é possível quando vendes através do porquê da tua marca em tudo o que fazes. Esta é uma das estratégias para que consigas vender sem manipulações, cries relações duradouras e de confiança com o teu publico, levando assim a lucros de longo prazo.

E se queres começar já hoje a criar a tua marca sem stock, no FESS vais aceder a tudo o que precisas para construir a base sólida da tua marca:

A TRIADletter é uma newsletter enviada semanalmente, com acesso a uma forma mais próxima e profunda sobre o que é de facto construir uma marca única e desejável com o e-commerce sem stock. Recebes sempre todas as edições por e-mail, mas podes ter acesso diretamente através do nosso grupo exclusivo, ao clicares aqui.

Vemo-nos na próxima semana.

Com carinho,

Sara Lopes